quarta-feira, 23 de julho de 2008

Diga NÃO a balança !!!

Photobucket

NÃO À BALANÇA!
O aparelho não deve governar a nossa vida e as nossas emoções. A busca deve ser pela disciplina que costuma se esvanecer nas sextas-feiras.

Não leve ao pé da letra o título acima: quando digo não a balança, não significa que você deva odiá-la para sempre, como se fosse um promotor de acusação capaz de condená-lo por estar com gramas a mais. Quero apenas dizer não a todas as ditaduras que nos são impostas quando o nosso guarda-roupa acusa o excesso com o manequim 52 balançando nos cabides.

Na verdade, digo não à ansiedade. Ela é que faz com que nos pesemos após cada refeição para verficar se acertamos ou não na composição do prato! Digo não à angústia que nos assalta quando após uma festa descobrimos que abrir mão da disciplina custou gramas que haviam sido perdidas com tanto custo. Digo não a balança matinal, aquela que nos faz imaginar que perdemos peso após uma noite de sono. Digo não, enfim, aos óbvios exageros em busca do peso ideal!

Tem gente que me pergunta: qual o melhor dia da semana para se pesar? Com que tipo de roupa? Subo na balança do médico ou na balança de casa? Devo me pesar toda semana ou só a cada 15 dias? As dúvidas - inúmeras - mostram o peso do aparelho na vida dos obesos e o trocadilho, nesse caso é a mais pura realidade.

Quando emagreci, esqueci a balança por um bom tempo. Mas essa foi a MINHA regra, certamente não vale para todos. Cada um deve descobrir o que é mais confortável para si ao se alistar na batalha contra a gordura.

Existem, é claro preceitos básicos, aqueles que esta revista e os especialistas sérios aconselham. Eles se relacionam ao que você come e as atividades físicas que desenvolve. O resto são acessórios que devem ou não se introduzir em sua vida de acordo com as suas necessidades emocionais. A balança é uma delas.

CÚMPLICE OU TUTORA?

Pense: pesar-se às segundas-feiras funciona para alguma coisa? Para nada, muito menos para se policiar. Quem vive se excedendo nos fins de semana e passa o resto do tempo tentando se desfazer dos gramas adquiridos vai sofrer essa angústia até se conscientizar de que esse tipo de batalha não tem vencedores. A busca não deve ser pela balança ideal, mas pela disciplina que se esvanece toda sexta-feira.

Vigiai e orai. Siga esse trecho bíblico não só na vida, mas também na dieta. Hoje eu costumo usar a balança para me conectar com o meu peso ideal, Mas sem neuroses, sem me pesar diariamente como se disso dependesse meu humor e alegria, afetos e auto-estima. Utilize a balança sim, mas como a cúmplice capaz de aplaudi-la pelos avanços ou a tutora capaz de alertá-la pelos descuidos. E nunca deixe que o aparelho assuma uma posição napoleônica e, tal qual como um imperador, governe a sua vida!

[Esse texto foi escrito por Lucília Diniz, autora do Livro "O Prazer de Viver Light", que ensina o método usado por ela mesma para emagrecer 61 kgs, e publicou essa coluna na revista Dieta Já de Novembro de 2002. ]

Beijos

Kécia
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios