sexta-feira, 11 de julho de 2008

Fim de Semana Chegando

Olá Moranguetes o fim de semana esta chegando, e nada melhor do que cuidar do visual, cabelos, unhas, depilação e etc.... mais as vezes esquecemos de cuidar da nossa pele não é verdade, e quando chega o inverno alguns cuidados devem ser redobrados.





Ter pele oleosa dá trabalho, até no inverno! O clima frio e seco e os banhos quentes e prolongados fazem verdadeiros estragos, ressecando todos os tipo de pele.

Quem tem pele oleosa deve escolher produtos que normalizem a secreção sebácea, acalmem e suavizem a superfície, que muitas vezes se apresenta espessa e irritada. É preciso ter cuidado também para que os cosméticos não retirem em excesso a gordura da pele, pois nesse caso pode ocorrer um efeito rebote na produção de sebo.

A dermatologista Maria Bussade dá dicas de como enfrentar o frio sem danificar a pele oleosa:

Passo 1: Lavar o rosto três vezes ao dia com um sabonete neutro. Evitar loções de limpeza, pois geralmente são oleosas. As melhores são as soluções aquosas, que não contêm óleo. Usar adstringentes para diminuir a oleosidade e produtos anti-acneicos, que diminuem a produção do sebo e controlam a flora bacteriana da pele. Os mais prescritos são os retinóides, os alfa-hidroxiácidos, o peróxido de benzoíla e os antibióticos.

Passo 2: Peles oleosas e acneicas também precisam de hidratação, pois a produção excessiva de sebo não impede a perda de água. No inverno, a diminuição da produção de suor, que auxilia na hidratação da pele, contribui para seu ressecamento, além das baixas temperaturas, vento e a água quente do banho (fatores comuns nessa época do ano). Os hidratantes devem ter fórmula não-comedogênica e do tipo oil-free, ou seja, com quantidade mínima ou nenhuma de óleos. Podem ser produtos em forma de gel, gel-creme ou compostos de água e derivados do silicone. Também recomenda-se que sejam hipoalergênicos e não perfumados, já que as essências podem piorar a acne.

Passo 3: A pele acneica deve ser sempre protegida do sol, pois além de prevenir o câncer da pele e o fotoenvelhecimento, a proteção evita que haja uma hiperpigmentação pós-inflamatória no local das lesões. O filtro solar para a pele com acne deve ter FPS 15, no mínimo, e ser do tipo oil-free. Cremes e produtos oleosos devem ser evitados.

Passo 4: Qualquer indicação de tratamento para acne depende da sua gravidade, mas há alguns casos específicos de tratamento, como uso de isotretinoína ou realização de peeling, para os quais o inverno é a estação mais adequada.



Alimentos para a beleza da pele


Não bastam apenas bons cosméticos para manter a beleza da sua pele. Alimentação saudável também conta bastante. “Os nutrientes que estão presentes no corpo vão nutrindo sua pele. Portanto, se a alimentação não é saudável, a pele não terá acesso a esses nutrientes que poderiam deixá-la muito mais bonita”, diz Fernanda Giannecchini, nutricionista da Clínica Onodera Estética.

Para se ter uma pele bonita e hidratada nada melhor do que aproveitar os alimentos considerados mais leves. “A alimentação mais saudável para a pele é aquela balanceada, rica em fibras, vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros. Além de possuírem importantes vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres, esse alimentos contém fibras que melhoram o funcionamento do intestino”, afirma Fernanda.

Os alimentos também contribuem na hora do bronzeado. Para a dermatologista Ligia Kogos, as mulheres que querem uma coloração dourada devem ingerir alimentos como cenoura, mamão papaia, abóbora e brócolis. “Esses alimentos têm betacaroteno, que ajudam a prolongar o bronzeado”, declara.

Conforme a dermatologista, a oleosidade da pele e o surgimento da acne são problemas de inúmeras causas. As alterações hormonais são as principais responsáveis, principalmente na adolescência. Apesar disso, a boa alimentação, associada a um estilo de vida saudável, pode amenizar o problema.

Segundo a nutricionista Fernanda Giannecchini, a alimentação mais recomendada para evitar a acne são os vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros. Ela também indica beber muito líquido para manter a pele hidratada.

Ligia Kogos afirma que os alimentos ricos em gorduras são os principais causadores de acnes. “Evitar o consumo de alimentos ricos em gordura saturada, como carne bovina e suína, carboidratos e chocolates são dicas fundamentais para se ter uma pele saudável, pois esse tipo de gordura favorece a obstrução das glândulas sebáceas, piorando as lesões da acne”, diz Ligia.

Fonte MBPress

Beijos e um bom fim de semana

Kécia
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios