quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Dieta do SEXO

Crédito: Pacha Urbano



Sexo é bom e a imensa maioria das pessoas gosta. No entanto, o que pouca gente sabe é que ele pode ser o mais prazeroso aliado da beleza e da boa forma, principalmente, dizem os especialistas, se for feito com amor.

Que fazer sexo é bom, emagrece e faz bem à saúde, todo mundo sabe. Mas você sabia que a lista de benefícios que ele traz pode ficar ainda maior se você tiver um parceiro fixo e viver uma relação feliz?
Explica-se: além de ser um exercício físico completo, a relação sexual praticada com envolvimento afetivo aumenta a auto-estima e proporciona uma liberação maior de substâncias e hormônios que causam a sensação de bem-estar e relaxamento. Não fosse o bastante, um cientista escocês andou descobrindo que o sexo com quem a gente ama pode nos fazer aparentar dez anos mais jovens!


Depois de fazer uma pesquisa com cerca de 3.500 pessoas, o neuropsicólogo escocês David Weiss, do Hospital Real de Edimburgo, concluiu que fazer sexo pelo menos três vezes por semana rejuvenesce. E, pasmem: quem mantém essa média com um parceiro fixo e amado consegue aparentar até dez anos menos. O ginecologista e sexólogo Théo Lerner, diretor do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Comportamento e Sexualidade, explica melhor a teoria: "Dentro de uma história de envolvimento afetivo e emocional, a liberação hormonal promove também um aumento da auto-estima. Quando o parceiro não é fixo, a ansiedade e a insegurança são maiores, já que existe uma preocupação com o desempenho, a opinião do outro e o desenrolar da relação", diz ele.

Além disso, em uma boa noite de amor - daquelas com direito a preliminares e grand finale - uma pessoa pode perder cerca de 400 calorias, o que equivale, mais ou menos, a uma hora de ginástica aeróbica, segundo a endocrinologista Lavínia Pereira. "São quase dois chocolates!", diz ela. Esse número pode chegar às mil calorias, dependendo da duração, da intensidade e também da posição sexual dos amantes. Mas a médica alerta: "O sexo é um exercício que também exige condicionamento físico. Abusar pode ser prejudicial, forçando musculaturas e causando esgotamento. Por isso, o amor e a compreensão são importantes também nesse aspecto".

O tônus muscular é outro favorecido nessa maravilhosa ginástica. "O diafragma, que fica entre a barriga e os pulmões, se contrai com a aceleração da respiração e mexe os músculos abdominais", explica o professor de Educação Física e personal trainner Flávio Vianna. "Dependendo da posição, os músculos dos braços, das pernas e até dos glúteos também são trabalhados", completa. Até a pele agradece: "O prazer sexual aumenta a produção de estrógeno, o hormônio sexual feminino. Ele faz a pele ficar mais bem irrigada, brilhante, lisa e macia", afirma a dermatologista e esteticista Cláudia Ribeiro. "E influencia também cabelos e unhas", acrescenta.

Para entender tantos benefícios, é preciso saber como se dá o funcionamento dos hormônios no nosso organismo. "Fabricados por glândulas e transportados no sangue, os hormônios fazem a comunicação entre os sistemas do nosso corpo. Na relação sexual, são produzidos, principalmente, a endorfina, a serotonina e a catecolamina, que provocam a sensação de bem-estar físico e emocional, e o GH, que é responsável pelo crescimento e pelo fortalecimento do sistema imunológico. A liberação desses hormônios, associada à descarga de adrenalina da fase inicial e do orgasmo, provoca uma sensação de prazer muito grande", explica o sexólogo Gilberto Hauer. Bem-estar que acaba se refletindo no corpo e na mente.

Enfim, sexo é muito melhor do que se imagina. "E quanto mais bem feito, mais as pessoas vão querer repetir", diz a psicoterapeuta de casais Glória Badejo. Para ela, amar e ser amado é um fator crucial para viver em plenitude. "E um sintoma disso é estar mais bonita e atraente para amar cada vez mais", finaliza.

Fernando Puga -http://www.bolsademulher.com/beleza/materia/dieta_do_sexo/2482/1
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios