terça-feira, 16 de dezembro de 2008

E por falar em confraternizações...

http://www.madeiraislands.travel/pls/madeira/docs/MM000256/7.18-Fogo-Fim-do-Ano_gr.jpg

Quando o assunto é emagrecimento não há milagres que a fará comer tudo o que tem direito e não engordar.
O jeito é mesmo continuar fracionando as refeições e evitar os excessos nas festas

Por Lucília Diniz

Dieta do abacaxi, das frutas, das massas, do chá verde, hiperprotéica, balanceada, da sopa, dos pontos, das proteínas, e até... do chocolate! Pois é, você já deve ter ouvido falar de todas as dietas acima e de um sem-número de outras, mas na hora de decidir que ... BASTA! PRECISO MESMO EMAGRECER! o que vale mesmooooo é ter força de vontade. Toda e qualquer dieta que não exclua alimentos vitais para o funcionamento de nosso organismo (e isso já exclui, claro, algumas dietas acima) são válidas... desde que você as siga à risca. Falo isto porque começa agora um dos períodos mais difíceis para quem vive de olho na balança: as festas de fim de ano.

E, com elas, a profusão de almoços, jantares, despedidas, comemorações nos quais o que não falta, além dos abraços e da alegria, é uma mesa sortida de comidas e bebidas. Aí sempre me fazem as inevitáveis perguntas: "Como você resiste?", "Como não engordar 2, 3 quilos em duas semanas?", "Aiiii! Aiii! Como você faz?". Já perceberam: o tom das perguntas varia, mas elas sempre trazem embutidas aquela esperança de que eu forneça a fórmula mágica, o pulo-do-gato, o pote do fim do arco-íris cheio de idéias mirabolantes para sobreviver sem engordar um mísero grama.

Essa luta pode ser prazerosa

Vamos lá: para quem precisa de um incentivo (e quem não precisa?) vou começar falando sobre o perdão. É isso mesmo: perdão. E isso significa o perdão antecipado pelo mísero grama que você provavelmente vai engordar mesmo. Sem culpas. Por que uma coisa é ver a balança subir até um quilo (que, tenho certeza, foram deixados de lado arduamente). Outra, é realmente engordar os três quilos que você acha que vai engordar. Aí, desculpem, não tem perdão mesmo. Isso aqui é uma batalha, que pode ser prazerosa desde que você encaixe delícias em sua alimentação diária. Mas não deixa de ser uma luta. Não vale a pena abdicar do prazer que é se olhar no espelho com a imagem que você internamente tem de si própria em troca de fatias de pernil assado.

Administre seu prato

Falei do perdão. Agora falo novamente de decisão. Tem happy hour hoje? Tem almoço de final de ano? Tem despedida com os amigos? O que eu faço, ou melhor, o que eu já fiz ao longo da manhã ou ao longo do dia: me alimento, religiosamente, de três em três horas. É fácil: conte o café da manhã e um lanche da manhã. Na hora do almoço, seja ele de final de ano ou qualquer outro, por mais tentadoras que sejam as sugestões, serei capaz de administrar porque meu estômago não vai reclamar, com aquela sensação de vazio absurdo. Após o almoço, faço um lanche à tarde. Resultado: chego ao jantar calibrada novamente.

Já sei: você estava esperando por um milagre. Provavelmente aquela dica ou aquele alimento ou remédio que fariam você passar incólume por qualquer mesa, comendo apenas uma folha de alface e bebendo um copo de água feliz da vida. Não existe. E quem disser que este tipo de milagre está aí, apenas à espera de uma mente esclarecida e reveladora, não acredite. Costumo dizer, e escrevi isto em um livro anterior, "que a mente é a précondição para alterar o corpo. Do contrário, pode esquecer: mais cedo ou mais tarde a dieta fracassa".

Decisão: o milagre é esse.

http://dietaja.uol.com.br/

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios