quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Alimentos ricos em água ajudam a emagrecer

e tal investir neles para perder aqueles quilinhos que não vão embora? Veja quais são os alimentos que vão fazer você entrar em forma!




Você não precisa fazer uma dieta com água, apenas, e esquecer dos outros alimentos e nutrientes para perder os quilinhos que deseja bem longe. Até porque, desta maneira, sua saúde vai ser a maior prejudicada. Sem dúvidas, a água ajuda a emagrecer, mas, que tal apostar nos alimentos ricos da substância?

Ela é necessária para a vida, equilibra nosso organismo e nosso metabolismo, além de fazer uma desintoxicação e levar os nutrientes até as células. E, com todas essas funções, de quebra, a água colabora no emagrecimento. Mas, para isso, deve ser utilizada da maneira correta.

Segundo a nutricionista da Clínica Equlíbrio Nutricional, em São Paulo, Roseli Rossi, alguns cuidados devem ser tomados durante uma refeição. “Nunca tome a água durante uma refeição, pois atrasa o processo digestivo. O correto, é tomar meia hora antes ou uma hora depois”, alerta. Além disso, potencializa o funcionamento de todos os orgãos, gera muita energia e garante a harmonia funcional de todo o corpo.


Menos fome

A água ajuda na hora de emagrecer pois dá volume e saciedade, e assim, você acaba comendo bem menos, como explica a nutróloga Tamara Mazaracki, da Clínica Slin, no Rio de Janeiro. "Muitas vezes, a sensação de fome nada mais é do que sede, então, se o corpo estiver suprido de água e bem hidratado, certamente o apetite poderá ser controlado com mais facilidade", completa.

Portanto, siga a dica: não espere ficar com sede para tomar água, pois este é um sinal de desidratação. E não é apenas na água pura que você encontra a solução. Alguns alimentos, como descreve Rossi, ajudam também. "Todo alimento rico em água é, em grande parte, pouco calórico. Pois, a água ocupa mais espaço que outros nutrientes como carboidratos e proteínas", diz.

Alimentos como frutas, legumes e verduras que são ricos na substância ajuda no funcionamento dos rins, que acabam com líquidos retidos no corpo com mais eficiência. Vale lembrar, também, que as hortaliças e frutas possuem fibras que ajudam na digestão – e, assim, há um gasto calórico bem maior.


"O segredo está nas calorias negativas dos vegetais e frutas. Ou seja, se uma maçã tem 40 calorias, o trabalho do corpo na sua digestão pode significar um gasto de 10 calorias, então, a soma final se reduziria a 30 calorias”, resalta Mazaracki.


Quer mais opções além das folhas e frutas? você pode lançar mão de outras fontes de nutrientes, encontrados em chás, sucos, leite, gelatina, limonada (desde que não adoçada com açúcar), iogurte, muita água e sopas.


Detone a barriga

Para você perder essa barriga, a dieta deve ter outros nutrientes e ser bem hidratante, contando com cereais integrais, proteínas de massa magra – que, segundo Rossi, mantêm a musculatura e a vitalidade.

Confira alguns desses alimentos, selecionados pela nutróloga Mazaracki, que vão te ajudar a se livrar das gordurinhas:

Pêra: suaviza a irritação do trato digestivo, agindo em colites (síndrome do intestino irritável, com produção excessiva de gases). Rica em pectina, que estimula a regularidade intestinal. Também possui em alta escala o potássio, que tem marcante ação diurética.

Maçã: reduz a acidez, a síndrome do intestino irritável e seu alto teor de pectina ajuda a acelerar o trânsito intestinal, que evita a formação de gases. Também tem ação diurética, prevenindo a retenção de líquidos.

Melão e melancia: riquíssimos em potássio e magnésio, têm excelente ação diurética.

Abacate, banana e manga: ricos em potássio e vitamina B6, ajudam a desinchar.

Água de coco: fonte de potássio e diversos minerais, tem ação diurética e antiirritante da mucosa do intestino e não necessita de adição de açúcar ou adoçante.

Pepino: ação diurética, que colabora para a perda de peso quando há retenção hídrica, e auxilia na eliminação de toxinas. Também é fonte de diversos minerais como potássio, cálcio, manganês e enxofre.

Aipo: ação diurética por seu alto teor de potássio.

Agrião: estimula a digestão e reduz gases, além de agir nos rins e bexiga, facilitando a eliminação de líquidos retidos. Fonte de potássio, magnésio e cálcio.

Cenoura: rica em potássio, tem efeito diurético e funciona como um remédio para a colite.

Beterraba: tem ação laxante suave e é rica em potássio.

Iogurte: fonte de proteína, cálcio e lactobacilos, é excelente para reduzir gases, prisão de ventre e a síndrome do intestino irritável, pois regulariza toda a função intestinal, que reduz o volume na região abdominal. As bactérias saudáveis do iogurte eliminam o excesso de bactérias nocivas, geradas por maus hábitos alimentares, ajudando a desinchar o intestino e a barriga.

itodas.uol.com.br

Beijos e uma otima quarta....
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios